quarta-feira, 29 de março de 2017

Encontro Interdiocesano: "Com Maria nos caminhos da Fé"

Nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2017, decorreu no Centro Catequético de Fátima, o 45º Encontro Interdiocesano de Catequistas da Zona Centro.
Este encontro realiza-se anualmente e destina-se a todos os catequistas das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre- Castelo Branco, Santarém e Setúbal.
É sempre uma alegria quando se chega a este encontro, uma vez que muitos dos participantes já se conhecem há décadas. É um reencontro de amizade de “velhos” amigos (e novos) para refletirem sobre temáticas sempre atuais e relacionadas com a catequese.
Este ano, as reflexões e as práticas realizadas abordaram conteúdos relacionados com as Comemorações do Centenário das Aparições, mais especificamente, sobre o acontecimento “Fátima” numa perspetiva catequética.
As conferências deste ano foram: “ Eu sou a Senhora do Rosário”, “Dimensão Catequética das Aparições de Fátima” e “Leitura Teológica da Mensagem de Fátima”, apresentadas  pelos Doutor Pedro Valinho, irmã Isolinda Almeida e D. António Marto respetivamente.
Realizaram-se ainda visitas de Estudo à Exposição “As cores do Sol” e à “Casa das Candeias”. Estes dois espaços estão preparados para receberem visitantes, enquadrados na comemoração do centenário.
Foram ainda apresentadas algumas das atividades que o Santuário disponibiliza para as crianças, adolescentes, jovens e adultos, a saber:
- No projeto “Fátima dos pequeninos” é disponibilizado: “Um dia com as crianças”; “Visitas acompanhadas para crianças”; “Primeiros sábados com crianças”; “Peregrinação das crianças” e “Oficinas musicais criativas”.
- No projeto “Fátima dos jovens” é disponibilizado: “Visitas acompanhadas para jovens”; “Casa jovem” e “Espaço Jovem Papa Francisco”.
A informação encontra-se disponível no sítio do santuário: www.fatima.pt (separador PEREGRINAR).
Na verdade, são poucos os catequistas da nossa diocese que participam nesta proposta formativa.
É PENA! 
Para além da formação, reflexão, partilha e vivência da fé, há sempre um espaço de convívio fraterno, à volta de uma mesa farta em especialidades caseiras e umas bebidas reconfortantes, no sábado à noite, após os catequistas terem participado no terço e na procissão de velas, no recinto do santuário.
É um ótimo momento de convívio e de partilha!
Participo, desde há alguns anos e sempre que posso, nesta formação catequética, e asseguro que tenho aprendido (vivido) muito a nível pessoal, comunitário, religioso, espiritual e moral.
É um espaço excelente para crescer!
Este ano, estiveram presentes somente seis catequistas da nossa diocese, incluindo o diretor do nosso Secretariado Diocesano, pe. Rui Gouveia. 
A todos os que lerem este breve texto, lanço-lhes um desafio: reservar, na agenda do próximo ano de 2018, o fim de semana anterior ao dia de carnaval (ou à Quarta-feira de Cinzas) , uma vez que é a data fixa para a realização deste evento.
Vale a pena participar!
Na hora da despedida, nota-se um misto de alegria, pois retornamos a casa, e de tristeza, pois foi tanto o que recebemos, naqueles dois dias que gostaríamos de permanecer lá por mais algum tempo. No entanto, sentimos que voltamos para casa mais fortalecidos para enfrentarmos o nosso dia-a-dia.

Abraço fraterno,
Artur Barros

Sem comentários:

Enviar um comentário