quarta-feira, 29 de março de 2017

"Arrumar o dia" - Livro Infantil para o Despertar da Fé


No passado dia 8 de fevereiro, na sessão formativa do Despertar da Fé, foi lançado um segundo livro infantil com o título “Arrumar o dia”. A obra foi escrita pela Maria João Alves, especialista em psicologia infantil, e ilustrada pela Ana Cristina Guerreiro, professora de desenho na Universidade Técnica de Lisboa.


Tivemos a honra de ver o livro infantil ser apresentado no Solar dos Zagallos pela Doutora Otília Costa e Sousa, que o prefaciou. Diz assim: «A Maria João criou um mundo de vida e afetos que, na família, encontra sentido e se tece diariamente na busca de quem somos, na interação com outros, na busca do outro como sentido de mim. Um livro para crianças e adultos que nos lembra o que é essencial, no jogo constante entre o eu e os outros, construindo nós (laços de eu e de tu). Como a voz da criança que, aceite e integrada pela mãe, é devolvida com sentido(s).»


O lançamento deste segundo título enquadra-se no objetivo da equipa diocesana em facultar ferramentas aos Jardins de Infância da nossa Diocese para desenvolver, por um lado, as tarefas do Despertar e, por outro, as tarefas das diversas áreas de desenvolvimento curricular apontadas pelo Ministério de Educação. Nunca é demais sublinhar que a atividade do Despertar da Fé junto das crianças dos 0 a 6 anos deve ser feita integrada nas atividades quotidianas previstas pelo plano pedagógico – e não de forma paralela ou como atividade extracurricular.

 
Aqueles que quiserem adquirir o livro podem encomendá-lo através do Secretariado da Diocese. Tem um custo de 2 euros.

Na segunda parte da formação, tivemos oportunidade de escutar a proposta de itinerário de Quaresma pelos educadores do Centro Paroquial da Atalaia, que muito agradecemos (clique para ver a apresentação).





Sem comentários:

Enviar um comentário