segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Entrega dos Diplomas - Curso Geral de Catequistas de Almada

Quando em outubro de 2012 iniciámos este Curso, estávamos longe de imaginar o que iríamos descobrir. Foram muitos Módulos e abrangendo muitas vertentes. Tivemos Cristologia, Sacramentologia, Eclesiologia, Liturgia, Psicologia, Soteriologia, etc., com um estágio de um ano na paróquia de Corroios e com a elaboração de um dossier de estágio. Foi um curso trabalhoso, onde para além das aulas, tínhamos muitos trabalhos para apresentar, um ou mais por cada módulo, mas à medida que íamos concluindo os módulos e evoluindo no curso, percebíamos que os nossos conhecimentos e a nossa evolução como catequistas era evidente, tornou-nos melhores catequistas, mais conscientes da nossa missão e com mais capacidade para a desempenhar da melhor forma e, acima de tudo, conhecendo melhor a religião que professamos, o nosso amor e a entrega a Deus aumenta. 
O estágio na paróquia de Corroios, permitiu dentro do grupo de estágio e através da partilha da avaliação e do desempenho, melhorar a forma como interagimos com os catequizandos e a forma como transmitimos os conhecimentos. Agradecemos a esta paróquia por nos ter recebido. Todo este esforço foi coroado com o encerramento do Curso e com os nossos catequistas Pedro Mateus, Rita Sousa, Ana Sofia Marcos e Solange Fernandes a concluir o mesmo com a entrega dos seus dossiers de estágio, que em nada ficaram atrás de uma tese de licenciatura. Fomos uns privilegiados, pois podemos receber os nossos diplomas das mãos do nosso Bispo no Jubileu do Catequista em pleno Ano da Misericórdia. Que Graça que Deus nos proporcionou. Louvemos a Deus por isso. 
Na altura da entrega do diploma D. José olhou-me nos olhos e disse “Rui, obrigado pela tua missão!” fiquei estarrecido e só consegui dizer “eu é que agradeço as suas palavras” e é verdade, foi mesmo o que senti, eu tão pequeno perante o Bispo e é o Bispo que me agradece? Eu é que tenho de agradecer por me permitir fazer o que gosto e entregar-me de corpo e alma a Deus.
 

Rui Pedro Mateus
Paróquia da Cova da Piedade
IN: boletim paroquial da Cova da Piedade "Voz da Verdade" (31-01-2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário