A segunda sessão formativa diocesana do Despertar da
Fé para educadores de infância e auxiliares ocorreu no passado dia 27 de
janeiro, no salão da Paróquia de Vale Figueira.
Os cerca de 70 educadores refletiram sobre a
interioridade das crianças com a ajuda do Pe. Carlos Rosmaninho, pároco da
Paróquia do Divino Espírito Santo no Montijo e presidente de duas IPSS onde o
despertar da fé já tem uma longa tradição.
Partindo do
pressuposto de que a existência de Deus é antes de mais uma constatação
natural, da ordem da razão, o Pe. Carlos constatou que a educação para a
interioridade é um elemento fundamental no desenvolvimento de todas as
faculdades de qualquer criança, inclusivamente as do âmbito religioso.
Partindo do texto de Miguel Ângelo Gomes, “A
descoberta da vida interior”, o orador referiu que a educação para a
interioridade – caminho longo e que exige perseverança – “parte sempre de um
dado da ordem do conhecimento ou da estética ou da ética, ou até mesmo da
lógica”, e tem a pretensão de querer provocar perguntas que levem a “encontrar
respostas sobre o sentido das coisas e da vida”. Assim, interioridade e
espiritualidade são duas realidades que se tocam, contudo, uma não implica
necessariamente a outra, explicou. A vida espiritual exige vida interior,
porém, a vida interior pode não gerar vida espiritual. As experiências da vida
tocam a interioridade propriamente religiosa quando provocam o encontro com
Deus. “Nos meninos, tal acontece, quando há uma experiencia que leva a um
espanto ou surpresa” por causa da descoberta. Portanto, “uma atividade
de despertar da fé não é cantar muitas músicas a Jesus”, mas é provocar
esta interioridade que leva a um encontro.
O Pe. Carlos concluiu que “é a partir desta vida
interior que uma educação integral gera, que a experiência religiosa pode
acontecer”, nomeadamente a experiência cristã.
Após um tempo de perguntas-respostas sobre a temática
apresentada, os educadores foram divididos por grupos e iniciou-se os ateliers.
Tratou-se de uma atividade de despertar da fé com meninos de diversas faixas
etárias, entre o berçário e o pré-escolar. A dinâmica pretendia a partir de uma
realidade concreta estimular a criatividade dos participantes, a interajuda
pela partilha de dificuldades e êxitos, e facultar ferramentas que permitam
cada um desenvolver atividades de forma adaptada às suas próprias
circunstâncias. O momento revelou-se muito rico, elucidativo e abriu espaço
para um diálogo frutífero entre os profissionais. Ficou a porta aberta para
este trabalho ter continuidade no próximo encontro.
A próxima formação será no dia 9 de março, no mesmo
local e à mesma hora.
Texto apresentado
Avaliação online
Pedimos a todos aqueles que participaram da sessão formativa que avaliem online o evento em 2 minutos!
Muito obrigado! :)
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