quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Despertar da Fé: «A caminho do Coração: A Interioridade das Crianças»



Aconteceu no passado dia 21 de Janeiro uma formação no âmbito do Despertar da Fé intitulada «A caminho do Coração: A Interioridade das Crianças». Para explorar o tema estiveram connosco a Diretora do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Colégio do Ramalhão em Sintra, da mesma instituição a educadora Maria Conceição Anjos e o Pe. Ramiro Ferreira.

Pela apresentação da proposta educativa da instituição, baseada na metodologia do encontro e cuja missão passa por «favorecer o desenvolvimento da razão e da liberdade, de modo a contribuir para que cada aluno se torne uma pessoa feliz e completa, capaz de assumir a sua vida de forma responsável e criativa», foram-se delineando alguns pontos essenciais para o desenvolvimento integrado da interioridade das crianças. 
A segunda parte contou com trabalhos de grupo onde se pretendia responder às seguintes questões: 1) Como desperto a interioridade das crianças na escola, na catequese ou em casa? 2) Que dificuldades sinto? 3) Que experiências significativas vivi no sentido de despertar a interioridade das crianças? 
Posteriormente à apresentação de cada grupo, sublinhou-se que há uma diferença entre interiorização e interioridade, que Jesus não se confunde com valores e que um santo não é aquele que é “bonzinho”, mas alguém com uma grande vida interior, ainda que com defeitos.
No intervalo houve oportunidade de ver uma pequena exposição com duas propostas de atividades do Despertar da Fé. Uma sobre um momento de Adoração ao Santíssimo desenvolvida pelo Centro Social e Paroquial de Vale Figueira e a outra sobre a Quaresma e Páscoa do Centro Social Paroquial de Atalaia.
  
Como é habitual, pede-se aos participantes que avaliem online a sessão formativa (clique aqui).
 



Sem comentários:

Enviar um comentário