quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Reflexão diocesana sobre o documento “Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo”

No passado dia 17, no âmbito da Jornada de Formação de Catequistas, cerca de 100 catequistas, oriundos de toda a diocese, reuniram-se no Externato Frei Luís de Sousa em Almada para refletir acerca do documento da Conferência Episcopal “Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo”. De manhã houve trabalhos por grupos, onde foi possível, no conjunto, ler e meditar sobre todo o documento. A tarde foi marcada por um plenário onde cada grupo teve oportunidade de partilhar as suas conclusões. Ficam aqui os testemunhos de duas catequistas participantes e alguns registos fotográficos.



Não tenho muito jeito mas aqui vai um pequeno resumo do Dia do Encontro em que o tema era "A Alegria do Encontro com Jesus Cristo".
Como sempre acontece estes encontros, independentemente do assunto a tratar, são muito positivos pois permitem reflexão e debate de um tema e troca de experiências entre catequistas que vivem em realidades paroquiais muito diferentes a nível social e cultural mas que tem sempre alguma coisa de novidade a partilhar que pode ser adaptada ao grupo da catequese de cada um.
Da parte da manhã houve a reflexão do tema proposto que, no meu grupo, teve a participação de todos os elementos e em que foi fácil chegar a conclusões e às palavras-chave.
Depois do almoço partilhado veio o plenário da partilha com intervenções de todos os grupos e troca de ideias entre participantes, que em alguns casos se tornaram bastante acesas.
Conclusão, valeu a pena e foi muito positivo.
Para mim a ideia-chave do dia é que só podemos chegar à intimidade com Jesus Cristo se Ele for uma prioridade na nossa vida, se estivermos em comunhão permanente com Ele através da oração, da Eucaristia, da leitura da Sua Palavra, assim sentiremos que somos especiais e que o Seu amor é incondicional. Essas certezas farão com que nos sintamos em paz, alegres  e com vontade de transmitir esses sentimentos aos outros.
Anabela Costa, Catequista da Paróquia de São Francisco Xavier



Este sábado foi bastante rico.
Muito mais que uma formação, senti este encontro como um momento de partilha e de comunhão entre as várias paróquias.
Guardo como momento alto desta formação todas as reflexões partilhadas pelos diversos grupos em torno do documento: "Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo". Realmente conseguimos em grupo, ter noção dos desafios encontrados na catequese, das paroquias da nossa diocese. Foi uma formação bastante interessante, desde queria também agradecer a todos aqueles que permitiram que tivessemos, este dia tão agradavel.
Cátia Mestre, Catequista da Paróquia da Baixa da Banheira
















2 comentários:

  1. Muito boa iniciativa! Os nossos catequistas precisam muito deste tipo de encontros, para chegarem a um Verdadeiro Encontro com Jesus. Como lhes costumo dizer, nao podemos dar o que não temos! Obrigado a todos, e de um modo particular ao P. Rui, e às duas catequistas que escreveram estes pequenos testemunhos.
    Que Deus vos abencoe a todos. Bem-hajam.
    P. Hv

    ResponderEliminar
  2. Muito boa iniciativa! Os nossos catequistas precisam muito deste tipo de encontros, para chegarem a um Verdadeiro Encontro com Jesus. Como lhes costumo dizer, nao podemos dar o que não temos! Obrigado a todos, e de um modo particular ao P. Rui, e às duas catequistas que escreveram estes pequenos testemunhos.
    Que Deus vos abencoe a todos. Bem-hajam.
    P. Hv

    ResponderEliminar