quarta-feira, 28 de setembro de 2016

«Cá dentro» - Despertar da Fé




Na passada 4ª-feira, dia 14 de setembro, no Solar dos Zagallos, no âmbito do Despertar da fé, foi apresentado a cerca de cinquenta técnicos de educação infantil das IPSS da nossa diocese o livro infantil “Cá dentro”.


Considerando que a atividade do Despertar da Fé junto das crianças dos 0 a 6 anos deve ser feita integrada nas atividades quotidianas do Jardim de Infância – e não de forma paralela ou como atividade extracurricular –, o Secretariado Diocesano da Catequese propõe este pequeno conto ilustrado como ferramenta para desenvolver o plano de atividades deste ano letivo, integrando quer as tarefas do Despertar, quer aquelas das diversas áreas de desenvolvimento curricular apontadas pelo Ministério de Educação.
É um material de apoio que sugerimos que os educadores e pais das crianças adquiram. Cada frase e ilustração é um mote para uma atividade, uma conversa, uma abertura para naturalmente desenvolver todas as competências da criança, inclusive a abertura do seu coração à relação com Deus. O livro não serve para inibir o processo educativo, mas potenciá-lo de forma orgânica. O livro não é apenas para o espaço da escola, mas para casa, para a família.

Aqueles que quiserem adquirir o livro podem encomendá-lo através do Secretariado da Diocese. Tem um custo de 2 euros.


O conto foi escrito pela Dra. Maria João Alves (Virgem Consagrada), especialista em psicologia infantil, e ilustrado pela Doutora Ana Cristina Guerreiro, professora universitária de desenho.
Esta história infantil – e uma outra a publicar oportunamente – é consequência expectável de todo o processo formativo desenvolvido pelo Secretariado junto dos educadores de infância ao longo destes últimos anos e pretende ajudar a tornar os Centros Sociais em verdadeiras estruturas de evangelização, onde se oferece uma educação integral de excelência.


Sem comentários:

Enviar um comentário