terça-feira, 30 de setembro de 2014

Jornadas de Formação de Catequistas - “Como trabalhar cada um dos 6 catecismos da Catequese de Infância”




Para participar no primeiro dia das Jornadas de Formação de Catequistas sobre cada um dos catecismos da infância do 1º ao 6º ano, organizada pelo Secretariado Diocesano de Catequese, afluíram até à Casa Santa Ana das Salesianas em Setúbal, mais de 150 catequistas, oriundos de todos os locais da Diocese.

Nesse dia 13 de Setembro, após a oração de Laudes e apresentação de todos os presentes, expôs-se o itinerário das duas etapas da infância, enquadrando-as nos 10 anos de Catequese de Iniciação Cristã para Crianças e Adolescentes, no objetivo geral e particulares da catequese, e das suas tarefas vitais. O resto do tempo da manhã e da tarde foi preenchido com 6 ateliers. Neste tempo, cada catequista teve a oportunidade de trabalhar um dos seis catecismos, familiarizando-se com os seus objetivos, conteúdos, organização e destinatários, quer pela partilha de ideias e de experiências, quer pela programação do próprio ano e da exploração das potencialidades oferecidas pelo guia e material auxiliar.

Tivemos ainda a oportunidade de celebrar juntos a Eucaristia e logo depois partilhar deliciosas iguarias dos quatro cantos da diocese durante a hora do almoço.

Materiais disponíveis:
- Introdução aos ateliers (Itinerário de Infância)
- 1º ano (Apresentação, Esquema de Catequese e Planificação)
- 2º ano (Apresentação, Aspetos práticos, Planeamento, Puzzle e Pai-Nosso)
- 3º ano (Apresentação, Esquema de Catequese e Calendarização)
- 4º ano
- 5º ano
- 6º ano


A todos aqueles que participaram desta ação pede-se que a avaliem online (clique neste texto). Porque a vossa opinião é preciosa para o Secretariado bem servir esta Diocese e cada um dos seus catequistas, agradecemos desde já o tempo de caridade e verdade que irá despender para a fazer. Muito obrigado!









Sem comentários:

Enviar um comentário