sábado, 16 de março de 2013

Jornada de Adolescentes - A Grande Viagem a 17 de Março 2013


Patrono do encontro: São Francisco Xavier

Imaginário da Viagem: Alguns locais por onde Francisco passou e o seu Pequeno Catecismo



S. Francisco Xavier, patrono da Cidade de Setúbal, e conhecido como o Apóstolo das Índias, foi um dos maiores missionários de toda a História da Igreja. Em plena época de descobrimentos, movido por um intenso amor a Jesus e ardor missionário, após uma história de conversão e várias viagens na Europa, no dia 7 de Abril de 1541, parte de Setúbal para a Índia, com o intuito de evangelizar todos aqueles que não conheciam Cristo. São Francisco Xavier passa por muitos territórios da Índia, em particular Goa, onde escreve o Catecismo breve (ou Doutrina Cristã). Instrumento precioso de ajuda na catequização das diversas comunidades que vai fundando. Aventura-se até Ceilão e também à Indonésia. Depois parte igualmente em missão para o Japão. Tem um desejo imenso de evangelizar a China e é justamente às suas portas que acaba por morrer, no dia 3 de Dezembro de 1552.

O zelo missionário de São Francisco Xavier e os sonhos que Jesus nele alimentou, levaram-no a empreender uma Grande Viagem pelo mundo, cheia de aventuras, para levar a Palavra de Deus a todos aqueles que a quisessem receber. Os adolescentes são convidados também a partir nesta Grande Viagem. À semelhança do nosso patrono, são chamados a anunciar o Evangelho, que de alguma maneira está resumido no seu Catecismo breve.
O mundo de Francisco Xavier será neste dia o Parque Verde da Bela Vista, que tem como cenário o porto que o viu partir há mais de 450 anos para a Índia. É por este mundo que os adolescentes são convidados a viajar. A Grande Viagem – assim se intitula as Jornadas deste ano – que farão, está repartida por sete etapas dentro do Parque e correspondem a sete locais por onde ele passou: Paris, Veneza, Setúbal, Goa, Ceilão, Japão e China. Cada uma destas etapas está marcada por um artigo do referido catecismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário