terça-feira, 27 de novembro de 2012

Formação para Catequistas da Infância

    
Neste ano da Fé o Secretariado Diocesano da Mensagem de Fátima e o Secretariado Diocesano da Catequese da Diocese de Setúbal, promoveram no dia 10 de Novembro, uma formação de Catequistas da Infância com o tema “A Confissão da Fé – Através da Adoração”. A formação foi ministrada pela Drª Maria Emília Sousa Carreira – Responsável a nível nacional do Movimento da Mensagem de Fátima para o Sector das Crianças. Contou com a presença do Sr. Padre Jose Maria Furtado , assistente do MMF e cerca de 60 catequistas da Diocese .
    Da parte da manhã foi apresentada a fundamentação da Adoração como Confissão da Fé, tendo-se explicitado o mesmo através do contexto Bíblico, dos documentos do Magistério da Igreja, dos ensinamentos dos vários Papas e Santos, e também a partir das Aparições do Anjo em Fátima (1916).  Foram apresentados os objetivos da Adoração e seus aspetos práticos.
    Da parte da tarde já com a presença das crianças, procedeu-se à preparação e Adoração Eucarística. Foi belo ver como estavam tão compenetradas diante de “Jesus escondido” e os testemunhos que nos deixaram no final da Adoração, demonstraram com que naturalidade e simplicidade viveram aquele momento:

Durante este dia senti que Jesus estava no meu coração. Senti-me muito bem. E falei muito com Ele (Jesus).

Durante esta Adoração, senti que tinha realmente Jesus ao meu lado, senti-me com amor, alegria e paz.

Senti Deus no meu coração (paz e alegria e amor).Jesus está aqui!

Senti uma grande alegria no meu coração e muita paz e também muito próximo de Jesus.

    Foi notório também o interesse, a adesão e a compreensão por parte dos catequistas da necessidade de implementar nas suas paróquias, a devoção a Jesus Sacramentado e a proporcionar às crianças um encontro intimo de amizade com Jesus para fazerem a experiência de Deus e “mergulharem” progressivamente no mistério da Eucaristia, dando assim cumprimento ao apelo de Jesus “Deixai vir a mim as crianças” (Mc 10,14) e às palavras do Anjo em Fátima “Orai assim. Os Corações de Jesus e Maria estão atentos à voz das vossas súplicas”(1ª Aparição do Anjo).
 SMMF




Sem comentários:

Enviar um comentário