domingo, 4 de novembro de 2012

Formação para Catequistas da Adolescência






No dia 3 de Novembro decorreu mais uma formação para catequistas da adolescência promovida pelo Secretariado da Catequese de Setúbal. Aconteceu no auditório da Igreja nova da Amora e contou com a participação de mais de 50 catequistas oriundos das diversas vigararias da Diocese. «Creio em Deus Uno e Trino? Professar a Fé na Adolescência» foi o tema do evento. Em pleno Ano da Fé, fez-se o enquadramento da formação a partir da carta Porta Fidei do papa Bento XVI: que cada adolescente seja levado pelo seu catequista a «confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança» (PF 9).
Após a explicação da relação vital entre o binómio conteúdos da fé-ato de fé a partir da referida carta do pontífice, salientou-se a importância de discernir a maturidade da fé dos nossos catequizandos para os ajudar a crescer na sua confissão de fé. Para auxílio desse discernimento, apresentou-se uma possível sistematização da dinâmica e das características de desenvolvimento da fé do Pe. Robert T. Sears, S.J. Este possível modelo foi posteriormente aplicado para interpretar o nível de confissão de fé de diversos jovens/adolescentes presentes em alguns relatos dos diversos evangelhos.
Na segunda parte da manhã os seminaristas em ano pastoral João Dias e Rui Simão introduziram-nos em dois casos de sucesso da catequese, onde a profissão de fé foi máxima: o Pedro Calungsod, catequista e missionário filipino, martirizado em 1672, e canonizado por Bento XVI no mês passado; e a Chiara Luce, uma jovem italiana que morreu aos 19 anos em 1990, beatificada no ano 2010 e indicada recentemente por Bento XVI como modelo de vida para a juventude.
Após a celebração eucarística ao fim da manhã e do almoço, retomaram-se os trabalhos da parte da tarde com a partilha de três experiências catequéticas paroquiais ligadas à fase da adolescência: Amora, Montijo e Pinhal de Frades. Tendo cada catequista das respetivas paroquias apresentado os seus programas, pela posterior partilha ficou claro que é importante que o itinerário catequético traçado: a) dê primazia à vida da graça, onde se cultive uma espiritualidade pessoal e de grupo, que leve a uma confissão de fé plenamente integrada na paróquia; b) ligue inequivocamente no tempo a catequese à celebração da Eucaristia Dominical; c) implique as famílias dos catequizandos; d) implique ativamente os próprios catequizandos, como protagonistas da sua formação, quer por ações de voluntariado, de missões concretas, quer de serviço na paróquia; d) pode ser solidificado pelos movimentos.
O encontro terminou com a oração do Credo.

MATERIAIS DA FORMAÇÃO
- Beata Chiara Luce 
- São Pedro Calungsod


Sem comentários:

Enviar um comentário