sábado, 29 de setembro de 2012

ENCONTRO COM COORDENADORES DE CATEQUESE: Alimentar o dom da fé para uma catequese de sucesso



O Secretariado Diocesano de Catequese promoveu no dia 29 de Setembro, no auditório da Cúria Diocesana em Setúbal, o encontro de início de ano pastoral com os coordenadores de catequese das várias comunidades paroquiais da Diocese, com o tema «Como ter sucesso na catequese: alimentar o dom da fé».
Após a oração de Laudes, mostrado um pequeno filme sobre a vida e obra de São João Bosco, santo escolhido para patrono deste encontro, e feita a apresentação de todos os presentes, explicou-se o Ano da Fé. A partir da Carta Apostólica Porta Fidei pela qual o Papa Bento XVI convoca este ano, delineou-se a razão do seu existir, os desafios e objetivos colocados.
Da carta foi sublinhado o desejo do Santo Padre de que este ano suscite uma confissão renovada da fé, uma celebração da fé com mais intensidade, em particular na Eucaristia, um testemunho de vida mais credível, sendo a caridade o seu motor, uma descoberta dos conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada e uma reflexão sobre o próprio ato com que se crê (cf. PF 9).
Partindo do que o papa afirma na carta e considerando que o objetivo do Ano da Fé é o objetivo de sempre da catequese, foram dadas algumas pistas para alimentar o dom da fé que no entender do secretariado são hoje de grande importância para uma catequese bem-sucedida, a saber: no centro da catequese não está «uma teoria, mas o encontro com uma Pessoa que vive na Igreja» (PF 11), Jesus; um catequista, sem esquecer que é também um discípulo de Jesus a caminho, deve esforçar-se «em prol da redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé» (ibidem); tendo isto em conta, a catequese deve realizar simultaneamente as suas quatro tarefas fundamentais, que são o iniciar o catequizando na profissão de fé, na celebração da fé, na vivência da fé e na oração, com a consciência que nenhuma pode ser descurada; a catequese não deve ter medo de dialogar com a ciência porque tanto a fé como a ciência autêntica procuram a verdade, ainda que por caminhos diferentes (cf. PF 12); por fim, os santos além de serem modelos de fé tanto para catequistas como para catequizandos, são intercessores e são a prova viva que o sucesso na catequese é possível, logo devem ser falados e a sua devoção deve ser frequentemente promovida.
O encontro terminou com a apresentação do calendário das atividades do Secretariado e da Comissão do Ano da Fé programadas para o ano pastoral 2012/2013, e com a oração à N. Sra. de Sheshan, entregando o nosso ano e pedindo a sua proteção para nós e dos irmãos da Igreja na China que devido à sua fé são perseguidos. 

Materiais do encontro:
- São João Bosco
- Ano da Fé e Como ter sucesso na catequese

Sem comentários:

Enviar um comentário