quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Reunião de Coordenadores Paroquiais de Catequese


A reunião de Coordenadores Paroquiais de Catequese decorreu no passado dia 6 de Setembro na Cúria Diocesana em Setúbal por volta das 16h.
O calendário de atividades do Secretariado para o ano pastoral 2015-2016 foi apresentado. Na sua estruturação destacou-se acima de tudo o Jubileu extraordinário da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco e uma pequena meditação sobre a Bula de proclamação do Jubileu «Misericordiosos como o Pai».

Como grandes acontecimentos do ano sublinhou-se igualmente a ordenação e tomada de posse do Bispo-Eleito de Setúbal D. José Carvalho e o Sínodo da Família. 
Aos presentes, oriundos das sete vigararias da Diocese, pediu-se a colaboração na preparação do Dia do Catequista (24 de Janeiro 2016) e na Jornada de Adolescentes. Relativamente ao Dia do Catequista, dentro do contexto do Ano da Misericórdia, pediu-se que cada vigararia se organizasse e preparasse uma exposição, que não vá além dos 8 minutos, sob a forma de peça de teatro ou música ou apresentação multimédia ou jogral ou declamação, etc., sobre uma obra de misericórdia corporal e uma espiritual (ver distribuição das obras por vigararia na tabela seguinte).

VIGARARIA
OBRA DE MISERICÓRDIA
CORPORAL
OBRA DE MISERICÓRDIA ESPIRITUAL
Almada
Dar de comer a quem tem fome
Dar bons conselhos
Barreiro-Moita
Dar de beber a quem tem sede
Ensinar os ignorantes
Caparica
Vestir os nus
Corrigir os que erram
Montijo
Dar pousada aos peregrinos
Consolar os tristes
Palmela-Sesimbra
Visitar os enfermos
Perdoar as injúrias
Seixal
Visitar os presos
Suportar com paciência as fraquezas do nosso próximo
Setúbal
Enterrar os mortos
Rezar a Deus por vivos e defuntos


No que se refere à Jornada de Adolescentes, agendada para o sábado de 5 de Março 2016, na Vigararia de Almada, pediu-se aos coordenadores de toda a Diocese que cada paróquia convidasse 2 dos seus catequistas, que sejam dinâmicos, com facilidade em orientar adolescentes, com capacidade física para os acompanhar no seu ritmo e que se comprometam a participar deste dia. O intuito é que sejam previamente instruídos nos detalhes da organização e objetivos das atividades planeadas para a jornada e fazerem no dia um género de coaching de uma equipa de adolescentes. A data da reunião para estes 2 catequistas coaches de cada paróquia será anunciada no Dia do Catequista.

Foram informados igualmente que, por razões de calendário, a Jornada de Formação de Catequistas do dia 20 de Setembro foi desmarcada.

A reunião concluiu-se por volta das 18h com um pequeno lanche de convívio.




Sem comentários:

Enviar um comentário