quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Testemunhos do Encontro Diocesano do Senhor Bispo com os ADULTOS Crismados no Ano 2013

Das cerca de 100 pessoas que se juntaram para se encontrarem com o Senhor Bispo, fica aqui dois testemunhos, de um crismado e de uma catequista, respetivamente.



No passado dia dezanove de Janeiro foi dia de júbilo para todos nós que formamos Igreja: O Senhor bispo reuniu-se, no salão da igreja nova da Amora, com um número significativo de adultos que foram crismados em 2013. Vieram de várias paróquias. A nossa fez-se representar por dez adultos que também deram o seu testemunho de vida pós crisma.
Os diferentes testemunhos foram ricos em simplicidade e autenticidade. Todos os que estavam presentes se sentiram interpelados quanto à necessidade de dar testemunho do que Jesus já está a fazer nas suas vidas.
“Estou muito feliz e gostava que todos se sentissem como eu me sinto”, dizia o Tayminho. Finalmente, concretizei um desejo que fui adiando, por várias razões. Comunguei pela primeira vez e crismei-me. Olho com muito amor cada irmão que encontro. Quero continuar a aprofundar o conhecimento de Deus, por isso, já estou a frequentar a Escola da Fé e até já fui convidada para pertencer ao grupo dos vicentinos”, afirmou a Cristina Rodriguez. A Ana Paula Costa fez um breve relato do seu percurso de vida e revelou-nos como o Senhor a tocou ao fazê-la sentir um enorme desejo de conhecer e aprender a ler a Bíblia. Pediu ajuda. Foi parar ao grupo de catequese de adultos. Crismou-se e também frequenta a Escola da Fé. Diz que não vai parar. Com alguma emoção deu graças por se sentir Igreja.
Bendigamos ao Senhor, pelas maravilhas que ELE está a operar no coração de cada um de nós. Bendiga-mo-lo pelo Seu amor infinito!

No presente ano letivo, continuamos com a caminhada de preparação para os Sacramentos. Temos dois novos grupos: quarta-feira, 21h e sábado 17.30m, ambos na igreja de Nossa Senhora de Fátima (igreja nova).
Contamos consigo. Ser Igreja é ser FAMÌLIA, em Cristo Jesus.
                Otília Oliveira
                Paróquia da Cova da Piedade


Na tarde chuvosa do dia 19 de Janeiro, reuniram-se, com o Senhor Bispo D. Gilberto, no Auditório da Igreja de Amora, um bom grupo de crismados, em representação de todos os adultos crismados no último ano pastoral
Iniciámos este encontro com espaço de oração (Hora Intermédia de Noa), seguindo-se a projeção de um pequeno Filme que referia a conversão de um Muçulmano adulto ao cristianismo, depois um tempo de testemunhos de pessoas que, também, em adultos, um dia se sentiram chamadas a fazer um percurso que as levou a receberem o Crisma, provocando uma mudança nas suas vidas, levando-as a assumirem um cristianismo mais consciente.
Logo de imediato vários testemunhos dos crismados adultos em 2013 confirmaram o que foi para eles a receção do Sacramento do Crisma:
- Descobriu que o abraço é uma ajuda para ultrapassar as barreiras entre as pessoas;
 - Recebeu uma ajuda espiritual para viver uma vida mais comprometida com Cristo e com a Igreja;
- Percebeu que os que acreditam em Deus, que têm fé são muito mais felizes:
- Compreendeu que Deus lhe deu tempo para tudo e que lhe deu mais calma para ouvir os outros:
- Começou a ouvir mais o Senhor:
- Sim, após o Crisma, senti-me mais cristã e confirmo que me deu a vida.
E, o que mais nos impressionou foi alguém que testemunhou:- com o Crisma senti dentro de mim um Deus muito forte, porque vivi muitos anos sem achar graça a nada e, depois do Crisma descobri que o meu caminhar com Deus me ajuda a sorrir, até para os problemas.
O encontro prosseguiu com o Senhor Bispo, que nos diz que, quando Deus entra na vida das pessoas temos um novo encanto e, agora é o princípio do caminho, caminho de fé numa atitude de procura e de confiança em Deus que está á nossa frente e nos espera.
O Senhor Bispo lançou um desafio a todos os crismados para que se integrem num grupo ou num movimento de Igreja na sua Comunidade para darem continuidade a esta descoberta de Deus.
Com a força do Espírito Santo aceitem este desafio! 
                São Cardoso                  Paróquia de Miratejo


Vídeo apresentado na abertura do encontro:



Sem comentários:

Enviar um comentário