terça-feira, 17 de setembro de 2013

Catequistas em Formação - Santuário de Cristo Rei



Foi com grande expectativa que mais de uma centena de catequistas de toda a diocese, se dirigiram ao santuário de Cristo Rei a fim de participarem na Jornada de Formação sob o tema “Sacramentos no itinerário de iniciação cristã”. De facto, no sábado, 14 de setembro, a sala Cardeal Cerejeira pareceu pequena para acolher tanta gente.

Após a oração de Laudes, o Pe. Rui Gouveia, diretor do Secretariado Diocesano de Catequese, conduziu o grupo ao longo da manhã, explicitando como a catequese pode ser feita através de uma vivência adequada da Liturgia, para melhor celebrar os Sacramentos. Os catequistas foram convidados a recordar que a catequese tem, absolutamente, de ser Cristocêntrica e Trinitária. O seu grande objetivo é, não apenas pôr os catequizandos em contacto, mas sim, em comunhão com Jesus Cristo, sendo a iniciação à vida sacramental a forma mais excelente para o alcançar.

Ao início da tarde, celebrou-se a Eucaristia, no dia da Festa da Exaltação da Santa Cruz, tendo-se prosseguido com a divisão livre dos catequistas em três grupos: Adultos com o pe. Rui Gouveia, Adolescentes com Dulce Maravilha e Infância com Graça Pacheco. Nos grupos da Infância e Adolescência, considerando os Sacramentos de Iniciação Cristã, reviram-se os objetivos centrais de cada volume de catequese e as metas a atingir nas diversas fases, considerando o itinerário catequético como um todo, onde a Eucaristia deve ocupar o lugar central. Sobre a catequese de Adultos, dentro dos diversos contextos dos catequistas, partilharam-se diferentes realidades e sugestões, em busca de uma linha de ação comum no que toca à catequese de iniciação cristã dos adultos e apontou-se para esta alguns critérios importantes apresentados pelo RICA.

O feedback ao longo do dia foi positivo; as dúvidas e a troca de experiências foram uma constante. Deseja-se a todos um florescido ano catequético! 

Janete Silva




Sem comentários:

Enviar um comentário